• ;
  • ;
  • ;
  • ;
  • ;
Porto Alegre, 22 de novembro de 2017.
Notícias Antigas

RALLYE DE REGULARIDADE
15/04/2010

RALLYE DE REGULARIDADE
José Augusto Gonçalves

Devo confessar que pouco conheço a respeito do rallye de regularidade, pois meu negocio é velocidade mesmo. Mas, indo lá atrás, nos primórdios dos rallyes mundiais, tem-se muito claro a precedência das provas de regularidade sobre as de velocidade.

Em verdade, os rallyes de velocidade começaram a ser disputados no final da década de 60, especialmente em virtude do começo da disputa do International Championship for Manufacturers, embrião do atual WRC. Até então, as provas eram disputadas quase que em sua totalidade como regularidade e outras num misto de regularidade/velocidade.

Mas, vamos à definição básica: Rallye de Regularidade, a exemplo do rallye de velocidade, é uma prova que não prevê o confronto direto entre os participantes e sim uma prova onde é exigido o cumprimento de médias horárias pré estabelecidas, seguindo o roteiro até seu ponto de chegada. Prova que exige um perfeito entrosamento entre o piloto e o navegador, pois está em jogo uma boa dose de perícia, capacidade de cálculo e também de rápido raciocínio. Algumas provas chegavam a ter mais de uma semana de duração, casos do Safári e do Monte Carlo, onde, diga-se de passagem, havia vários pontos distintos do continente europeu (grandes cidades do continente), que funcionavam como ponto de partida, tendo como destino Monte Carlo.

Com a profissionalização dos rallyes e a substituição do ICM pelo WRC, as provas de regularidade pura e as mistas, começaram a rarear nos grandes campeonatos internacionais e nacionais e a modalidade quase ficou extinta, com algumas poucas exceções.

 As exceções vinham do continente americano, onde canadenses, americanos, paraguaios e brasileiros mantiveram por algum tempo campeonatos de regularidade e velocidade. Aqui um adendo especial para a CBA (Brasil) e a SCCA (Estados Unidos) que nunca deixaram de organizar campeonatos de regularidade.

Alias, acho que o Brasil vale um parágrafo à parte. O primeiro campeonato brasileiro foi organizado em 1973, todos sabemos. Grande parte dos grandes nomes da historia dos rallyes brasileiros tem passagens marcantes pelo rallye de regularidade. Nomes? Temo ser injusto, por isso prefiro não citar. Mas é inegável o contributo que muitos deram ao esporte.

Recentemente o rallye de regularidade vem sendo redescoberto “around the world”, com provas que tem se revelado muito interessantes, com uma mescla muito sofisticada de carros (novos e antigos) que participam regularmente de provas e campeonatos, provando ser claramente possível a coexistência dessas duas modalidades do rallye: regularidade e velocidade.

Voltando ao Brasil, gostaria de sugeri-los que acessem a galeria aqui do site do CPR para conhecerem os campeões brasileiros de rallye de regularidade. Vejam a grande maioria dos nomes que preferi não citar para não ser injusto, confiram.

Para finalizar, meu jabázinho, claro: visitem www.rallymemory.blogspot.com e confiram um pouco da historia dos rallyes mundiais.
Um grande abraço, até a próxima...

Rally & Rock’n Roll!!

José Augusto Gonçalves

 

Vem aí

27 de Fevereiro de 2016
42º. Rallye das Praias

» Regulamento Particular
» Ficha de Inscricão

Grupos do Google
Participe do grupo CPR Sócios e Amigos
E-mail:
Visitar este grupo




Apoio

Termotextil
 
               

 

Copyright - CPR - Clube Porto Alegre de Rallye - 2014 | Site desenvolvido pela msmidia.com