• ;
  • ;
  • ;
  • ;
  • ;
Porto Alegre, 22 de novembro de 2017.
Arquivo Histórico

RESPOSTA À ROBERTO JACOBI
16/01/2005

O OPALA QUE NÃO ERA SEIS CILINDROS...

Quando fazemos um “resgate histórico” enfrentamos algumas dificuldades normais devido a falta de dados, acervos do CPR fora do lugar, histórias desencontradas, estórias folclóricas, mas não menos verdadeiras, e outros probleminhas mais...

Ao editar a pesquisa sobre o I RALLYE FREIOS VARGA realizado no Estado de São Paulo em seis de Dezembro de 1969 apoiado tão somente em uns poucos recortes do jornal Folha da Tarde registramos em dado momento que a dupla Ronaldo Froes Monteiro/Gert Funcke estaria a bordo de um Chevrolet Opala 3800 cm³ N° 17.
Também colocamos declarações de colegas da dupla de que Ronaldo Monteiro é um piloto de mão cheia, levando-se em conta, também, que competirão com um Opala 6 cilindros.

Bem vamos aos fatos: a cilindrada referida de 3800 cm³ partiu da minha própria pesquisa, pois na época 1969 o Chevrolet Opala era oferecido com duas motorizações: quatro cilindros - 153 pol³, 2500 cm³ ou o seis cilindros-230 pol³, 3800 cm³.
O motor de seis cilindros - 250 pol³, 4100 cm³ foi oferecido somente em 1970.

Conforme podemos ver abaixo na reportagem do referido jornal,onde Luiz Milano declara que: Ronaldo Monteiro e Gert Funcke competirão com um Opala 6 cilindros”.


Portanto a correção feita pelo “dinossauro” Roberto Jacobi em seu artigo Histórias de Roberto Jacobi–Parte 2 a respeito do motor do Opala em questão, obviamente só pode estar correta, pois foram vividas “in loco” pelo próprio rallyzeiro.

Não queremos de maneira nenhuma justificar a “mancada” na pesquisa, mas somente fornecer a fonte de onde surgiram as informações citadas a respeito do “bendito” motor do “bravo” Opala de Ronaldo Monteiro.
Mas ficamos muito satisfeitos com a “correção histórica” feita ao trabalho de pesquisa, pois demonstra o interesse e o alcance propostos neste trabalho de “garimpo” no tempo.

Obrigado portanto ao Roberto Jacobi e que continue nos brindando com suas histórias magníficas e com correções históricas.

Forte abraço a todos!

Renato Pastro
Pesquisador extra - oficial do CPR

Edição de imagem:
Bruno Fachel

 

Vem aí

27 de Fevereiro de 2016
42º. Rallye das Praias

» Regulamento Particular
» Ficha de Inscricão

Grupos do Google
Participe do grupo CPR Sócios e Amigos
E-mail:
Visitar este grupo




Apoio

Termotextil
 
               

 

Copyright - CPR - Clube Porto Alegre de Rallye - 2014 | Site desenvolvido pela msmidia.com