• ;
  • ;
  • ;
  • ;
  • ;
Porto Alegre, 20 de novembro de 2017.
Arquivo Histórico

(1970) OS PRIMEIROS ORGANIZADORES DO RALLYE DAS PRAIAS
17/01/2005

Pesquisa retirada do Jornal Folha da Tarde em 1970.

No próximo dia 14 de Fevereiro, o CLUBE PORTO ALEGRENSE DE RALLYE estará promovendo uma competição de regularidade junto com a Prefeitura Municipal de Osório o “I RALLYE NOTURNO DAS PRAIAS” no percurso entre Porto Alegre e Capão da Canoa. O patrocínio da prova será das Baterias Heliar.
A largada será dada, em principio na Avenida Praia de Belas na parte fronteira do Gigante da Beira-Rio, às 23 horas e 30 minutos do dia 14 (sábado) e a chegada está prevista para as 8 horas da manhã seguinte na Avenida Paraguassú em frente à Sociedade Amigos de Capão da Canoa.

Esta será a primeira prova válida para o Campeonato Gaúcho de Rallye, temporada 1970, oficializada e supervisionada pela Federação Gaúcha de Automobilismo.
Para efeito de pontos para o campeonato os participantes deverão ser associados ao CPR ou qualquer outra Entidade automobilística do Estado, filiada a FGA.
As inscrições estão abertas na sede da FGA na rua Quintino Bandeira 57, na Oficina Erwin na Rua Felicíssimo de Azevedo N° 900 e na Karl Iwers S/A na Avenida Paraná N° 2426.
No preço da inscrição está incluído o seguro obrigatório para este tipo de prova.

O Rallye será aberto a veículos Turismo, Gran Turismo e Esporte, de acordo com a definição da Confederação Brasileira de Automobilismo. Não será permitida a inscrição de veículos utilitários e peruas.
A preparação dos veículos é livre servindo de base para inspeção técnica às exigências do Código Nacional de Trânsito.
Nota do pesquisador: era passível de desclassificação o concorrente que: “Se apresentar com veículo diferente do que consta na ficha de inscrição...”

Após a largada em Porto Alegre os participantes tomarão a direção de Capão da Canoa passando por Belém Novo, Itapuã, Viamão, Capivari, Passinhos e Santo Antônio da Patrulha final da primeira etapa.
Segunda etapa em direção a Rolante, Riozinho, Barra do Ouro, Maquiné, Osório e Tramandai, Imbé, Albatroz, Santa Terezinha, Rainha do Mar, Xangri-lá, Atlântida e Capão da Canoa onde tomarão a Avenida Paraguassú até o ponto de chegada.
A extensão da prova será de aproximadamente 350 quilômetros.
Os levantamentos já concluídos foram executados pelo Comandante da VARIG Werner Spenner, participante experimentado de Rallyes.
Estes levantamentos foram feitos com um Ford Corcel equipado com um odômetro Twinmaster de “alta precisão”. O odômetro foi ligado à roda traseira direita do Ford Corcel. Para que não ocorressem variações sensíveis de medição devidas à flexão do pneu, foram utilizados pneus radiais nas quatro rodas do carro.
Nota do pesquisador: Era interessante notar os Trechos de Aferição dos odômetros, pois o Trecho N° 1 saia da placa “Estacionamento Público Gratuito” na frente do Gigante da Beira- Rio e terminava 21,960 Km (!!!) no alinhamento do poste com dístico “Atlantic” em Belém Novo, o Trecho N° 2 de aferição não era diferente, pois se estendia por 43,055 Km (!!!) na BR 116 em Guaíba, conforme indica o material, cedido gentilmente pelo participante da prova, Neri Carlos Reolon.

Os organizadores Adolfo Erwin Gerhard Goldberg e Werner Spenner garantem que os participantes encontrarão todo o tipo de estrada sendo o percurso misto, de campo e serra, com estradas asfaltadas e de terra. Assim, a primeira parte da prova, até Santo Antônio da Patrulha se desenvolverá em zonas baixas ou com leve ondulação. Depois de Santo Antônio os participantes deverão vencer um trecho de serra antes de atingirem a parte plana da orla marítima. Os organizadores salientam como trecho de maior “emoção” o situado entre Riozinho e Barra do Ouro aproximadamente 40 quilômetros de estradas estreitas em serra.
Inclusive recomendam um levantamento deste parte,em especial, que é a mais acidentada.
Fazem parte ainda da Comissão Técnica responsável pela organização do I RALLYE NOTURNO DAS PRAIAS os F/E-Flight Engineer da VARIG e rallyzeiros experientes:
Francisco Ricardo Roemmler e José Rafael França Godinho.


Na foto, durante entrevista na redação do jornal, o presidente do CLUBE PORTO ALEGRENSE DE RALLYE, Adolfo Erwin Gerhard Goldberg organizador do I RALLYE NOTURNO DAS PRAIAS junto ao responsável técnico da prova, o Comandante da VARIG, Werner Spenner.

Esta prova servirá igualmente para que os “volantes” inscritos no III RALLYE COPA DE ORO 19 CAPITALES, a ser realizado em Montevidéo- Uruguai (dias 19 a 22 de Fevereiro), façam o último teste de seus instrumentos.

Fonte:
Coluna Roda Livre – Jornalista Julio César
Jornal Folha da Tarde

Material do acervo de Neri Carlos Reolon

Pesquisa e Edição:
Renato Pastro - pastro@terra.com.br

Edição de imagem:
Luciane Goecke

 

Vem aí

27 de Fevereiro de 2016
42º. Rallye das Praias

» Regulamento Particular
» Ficha de Inscricão

Grupos do Google
Participe do grupo CPR Sócios e Amigos
E-mail:
Visitar este grupo




Apoio

Termotextil
 
               

 

Copyright - CPR - Clube Porto Alegre de Rallye - 2014 | Site desenvolvido pela msmidia.com