• ;
  • ;
  • ;
  • ;
  • ;
Porto Alegre, 20 de novembro de 2017.
Arquivo Histórico

(1970) EQUIPE SEU CARRO ASSIM E ENTRE NO ESPORTE DO RALLYE
02/01/2006

Reportagem pública no jornal Zero Hora em 1970

O automobilismo do Rio Grande do Sul ganha novos adeptos, em sua mais recente modalidade o Rallye. Após algumas tentativas de pequeno porte realizadas pelo Clube Inglês de Porto Alegre, este esporte começa a se desenvolver, ganhando novos competidores.
Mas será o Rallye muito diferente de uma corrida normal?
Quem são os homens especializados nesse esporte?
Temos alguma oficina que trabalhe dirigida a preparação de um carro de Rallye?
Como exemplo dos homens que participam temos as opiniões de Werner Spenner, comandante da VARIG e Adolfo Erwin Gerhard Goldberg proprietário da única oficina especializada em preparo mecânico de automóveis para as provas de regularidade.
Segundo Goldberg: “O preparo mecânico é pequeno em comparação com o preparo técnico de um automóvel”.
Que tipos de aparelhos são necessários à navegação do carro participante?
“Cronômetros exatos, um “Speed-Pilot” (importado) um “Halda Twinmaster” (importado) ou um odômetro de precisão “Neva” ou similar da indústria nacional”.


Instrumentos de navegação instalados no painel de um Simca

De posse desses instrumentos o interessado procura uma oficina especializada em velocímetros, que tratará da instalação dos aparelhos e de uma aferição inicial.
“Existem duas em nossa capital: uma na Praça Florida e outra pouco adiante, na Avenida Farrapos”.
Os aparelhos estão na base de Cr$ 550,00 um “Speed-Pilot” e Cr$ 450,00 o “Twinmaster” (no pais de origem) enquanto o nacional custa em torno de Cr$ 300,00, sem os recursos de correção e aferição dos produtos da “Halda”.
Depois disso tudo pronto, um navegador, gasolina no tanque, planilha na mão, compreensão entre a dupla concorrente, licença da Federação Gaúcha de Automobilismo–FGA e você estará entrando em uma das mais apaixonantes modalidades do automobilismo que existe no mundo.
Com aproximadamente 200 sócios, está em pleno funcionamento o CLUBE PORTO ALEGRENSE DE RALLYE - CPR onde o interessado poderá obter todas as informações e inclusive um cursinho rápido de navegação com os melhores co-pilotos de rallye do Rio Grande do Sul.
Outra solução é procurar alguns dos pioneiros como Eberhardt G. Henrique Wapler (Gerente local da “Philips do Brasil”), Paulo Vellinho (Diretor da “Springer Admiral”) um dos poucos que até acidente sofreu, Ronaldo Fróes Monteiro (Diretor da “Pneuodomo”) e outros que tem no Rallye um grande divertimento, em que pese o seu alto custo.

Pesquisa e Edição:
Renato Pastro

 

Vem aí

27 de Fevereiro de 2016
42º. Rallye das Praias

» Regulamento Particular
» Ficha de Inscricão

Grupos do Google
Participe do grupo CPR Sócios e Amigos
E-mail:
Visitar este grupo




Apoio

Termotextil
 
               

 

Copyright - CPR - Clube Porto Alegre de Rallye - 2014 | Site desenvolvido pela msmidia.com