• ;
  • ;
  • ;
  • ;
  • ;
Porto Alegre, 22 de novembro de 2017.
Arquivo Histórico

(FEV/1970) BALANÇO DO I RALLYE NOTURNO DAS PRAIAS
07/01/2006

BALANÇO DO I RALLYE NOTURNO DAS PRAIAS

Ao ler o Balanço do 32° RALLYE DAS PRAIAS escrito pelo Diretor da Prova e Presidente do CPR, Fernando Milano me veio à memória um artigo que li nos arquivos “empoeirados” do CPR sobre um “balanço” do I RALLYE NOTURNO DAS PRAIAS de 1970.
Havia uma coluna na Folha da Tarde Esportiva, jornal da Caldas Junior, que se chamava “Posto de Cronometragem” sobre o “novo” esporte automobilístico, o Rallye.
Era assinado por “Twinmaster” que segundo informações era o pseudônimo de Gert Funcke um dos organizadores dos Rallyes Ipiranga e sócio fundador do CLUBE PORTO ALEGRE DE RALLYE.
Inclusive ele participou da prova navegando para Adriano Rocha Soares a bordo do Volkswagen Sedan N° 6.

Vejam a coluna na integra e façam as comparações entre 1970 e 2006:

“Um exemplo de organização que demonstra que, apesar de jovem, pois tem apenas alguns meses de existência, o CLUBE PORTOALEGRENSE DE RALLYE já alcançou a maturidade como promotor desta modalidade de automobilismo que começa a crescer no cenário gaúcho. Nossos parabéns a Diretoria do Clube, em especial ao Comandante Werner Spenner, responsável técnico da prova.
Analisando as características da organização da prova, ressaltamos em primeiro lugar o número de postos de cronometragem espalhados pelo percurso. Nada menos de seis postos, três na primeira fase, antes de Santo Antônio da Patrulha e mais três na segunda controlaram a passagem dos trinta e um carros que largaram de Porto Alegre.
Tomando como base a extensão do percurso, tivemos um posto a cada 60 Km, aproximadamente, em média. Comparando com rallyes organizados em outros estados, em que os postos se situam a cada 100 Km aproximadamente, concluímos como é severo o controle dos Rallyes gaúchos.(N.R- já começava a se destacar a qualidade do Rallye feito no Rio Grande do Sul, já na primeira prova oficial do Campeonato).
Verificamos também, a dedicação de nossos organizadores, pois não é nada fácil reunir uma equipe de cronometristas dispostos a passar uma noite “em claro” controlando uma prova.

Um aspecto novo em matéria de controle de Rallyes foi à instituição do autocontrole, em que o navegador preenchia uma ficha, indicando a hora calculada da passagem em determinados pontos indicados pelos organizadores. O autocontrole se constitui num sistema muito interessante de verificação da precisão de medidas do carro e dos cálculos do navegador.
Havia três pontos de autocontrole no Rallye Noturno e alguns navegadores “passaram na jogada” ao preencher a ficha.
Houve mesmo o caso de um participante que se considera “cobra” em Rallyes que jogou fora um segundo lugar ao errar o cálculo do autocontrole
(N.R- quem será este “cobra”?)

O trajeto foi muito bem escolhido e as médias impostas exigiram bastante dos pilotos. Apenas o trecho do “topo da serra”, entre Riozinho e Barra do Ouro, estava ruim mesmo, um legitimo quebra–carros.
Mas como não havia postos de cronometragem por perto foi fácil recuperar o atraso.
Um dos melhores trechos para os participantes foi à subida da serra depois de Riozinho. O pessoal teve que se empenhar para vencer todas aquelas curvas semelhantes as dos passos alpinos europeus. Pena que não havia um posto de cronometragem lá em cima.
Esta melhorando muito o padrão de precisão dos adeptos do Rallye. O número de pontos perdidos pelos primeiros colocados foi relativamente baixo, considerando as dificuldades do percurso, o número elevado de postos de controle e especialmente, o fato de a prova ter se desenrolado durante a noite.
Excepcional foi à performance dos vencedores Raul Lisboa Bergallo e Luiz Caldas Milano.
Perder apenas 27 pontos em toda a prova significa que os mesmos se afastaram apenas 27 segundos do tempo ideal calculado pelos organizadores.
E isto é um bocado de precisão.”

Pesquisa e edição
Renato Pastro

Fonte
Folha da Tarde

 

Vem aí

27 de Fevereiro de 2016
42º. Rallye das Praias

» Regulamento Particular
» Ficha de Inscricão

Grupos do Google
Participe do grupo CPR Sócios e Amigos
E-mail:
Visitar este grupo




Apoio

Termotextil
 
               

 

Copyright - CPR - Clube Porto Alegre de Rallye - 2014 | Site desenvolvido pela msmidia.com