• ;
  • ;
  • ;
  • ;
  • ;
Porto Alegre, 20 de outubro de 2017.
História


O Clube Porto Alegre de Rallye (CPR), foi o primeiro clube nesse estilo que surgiu no Estado e de lá para cá, nunca parou suas atividades. Criado por um grupo de 18 amigos que até hoje adoram o esporte. Prova disso que no final do ano de 2004, na festa de comemoração de 35 anos do CPR, 14 dos fundadores estiveram presentes. Este é o espírito do nosso clube.

Em 1966, dois amigos, Luiz Caldas Milano e Roberto Jacobi, resolveram participar de um rallye, que ocorreria entre São Paulo e Rio de Janeiro, realizado pela Revista Autoesporte. Não foram muitos bem, pois era a primeira participação desses que viriam a ser os competidores mais respeitados do Estado. Na edição seguinte do evento, um ano depois, a dupla voltou a competir, dessa vez acompanhada por mais dois amigos.

Foi então que Milano e Jacobi tiveram a idéia de realizar uma prova, aqui mesmo, em terras gaúchas. A competição, que foi patrocinada pela empresa Ipiranga e foi denominado RALLYE IPIRANGA, contando com a participação de 198 inscritos. O sucesso foi tão grande, que no ano seguinte repetiram a dose! Depois disso, o esporte começou a ficar mais conhecido por aqui, surgindo outras provas, inclusive uma de Rallye de Velocidade, entre Montevidéu e Porto Alegre, do qual participaram cerca de dez duplas gaúchas. Então, alguns meses depois, no dia 09 de dezembro de 1969, é fundado o Clube Porto Alegre de Rallye (CPR) e em fevereiro do ano seguinte o Clube organizou uma prova de Regularidade denominada I RALLYE NOTURNO DAS PRAIAS, sendo esta a primaira prova organizado pelo CPR e a primeira prova válida pelo primeiro Campeonato Gaúcho de Rallye de Regularidade.

A palavra "rallye" quer dizer "encontro" e pode é escrito em vários idiomas. Os termos mais usados são: Rallye (em Francês), Rally (em Inglês) e Rali (em Português). Aliás, é justamente esse o princípio de tudo: antes de ser um esporte de competição, é uma razão para as pessoas se reunirem. E com o tempo esses encontros foram sendo organizados em forma de competição, mas sem perder o espírito de confraternização.

O CPR acabou se especializando na promoção de Rallyes de Regularidade que tem por característica o fato de poder ser realizado em qualquer tipo de estrada, inclusive asfalto, pois essa categoria respeita as regras do Código Nacional de Trânsito. Mesmo assim a maioria dos rallyes é realizado em estradas rústicas, onde 60 km/h podem representar uma dificuldade muito grande.

Com o crescimento do esporte em todo o mundo e o fortalecimento da categoria de Rallye de Velocidade, o CPR , também, se especializou na organização deste tipo de prova, tanto que na década de 80 organizou algumas etapas do Campeonato Sul Americano de Rallye de Velocidade e neste ano voltou a organizar novamente, com a realização do RALLY INTERNACIONAL DE BENTO GONÇALVES.

Vem aí

27 de Fevereiro de 2016
42º. Rallye das Praias

» Regulamento Particular
» Ficha de Inscricão

Grupos do Google
Participe do grupo CPR Sócios e Amigos
E-mail:
Visitar este grupo




Apoio

Termotextil
 
               

 

Copyright - CPR - Clube Porto Alegre de Rallye - 2014 | Site desenvolvido pela msmidia.com